top of page

MODALIDADES e EQUIPAMENTOS

Em itacaré o que não faltam são opções e modalidades para realizar as melhores pescarias. 
Speed Jig
Vertical Jigging
Speed & Slow & Light

Esta modalidade consiste em localizar estruturas submersas, peixes e/ou cardumes com um sonar. São então descidas as iscas na vertical até o fundo, em seguida o pescador inicia o movimento da isca para que os peixes a ataquem. Na modalidade SPEED JIGGING utiliza-se um trabalho de isca mais rápido( recolhe-se a isca em velocidade ritmada e movimentos de ponta de vara, de acordo com a espécie alvo) e as iscas são normalmente mais esguias. Na modalidade SLOW JIGGING, os movimentos são mais lentos, e as iscas tem formato especial para tal trabalho (faz-se movimentos de sobe e desce com a isca, sempre próximo ao fundo), de forma que nadem de maneira errática. Ambas as modalidades anteriores podem ser praticadas com material mais leve, em profundidades menores, passa-se então a se chamar LIGHT JIGGING. Nesta modalidade captura-se Olhos de boi, Xaréus, Atuns, Badejos e outros peixes que se alimentam na meia água e no fundo.

Os equipamentos ideais para esta pescaria são:

- Varas de 7 a 6,6 pés que trabalhem jigs de 50 a 500 g com resistência de 40 a 120 lb.

- Para Speed jigging, carretilha própria para jig ( recomendamos as elétricas) , com relação rápida de recolhimento, munida com no mínimo 300 m de multifilamento de 40 a 120 lb. 

- Para Slow jigging, carretilha com relação de recolhimento de 80 cm a 120 cm por manivelada. Deve comportar no minimo 300 m de multifilamento PE 2 a 5. Com resistência de 35 a 80 lb.

 

- Para Speed Jigging, molinete tamanho 5.000 a 10.000, com relação de recolhimento rápida ,munido de linha multifilamento 40 a 50lb.

Devido as grandes profundidades, na pesca de vertical jig, é imprescindível que se use linhas de multifilamento.

 

- Líder de Fluorcarbon 50 a 120 libras.

 

- Para a modalidade speed, Jigs de diversos modelos variando de 70 a 500 g. No slow jig, jigs de 40 a 100 g para pesca até 40 m. Para profundidades acima de 80 m, 120 a 500g. (o peso e tamanho dos jigs, varia conforme as marés, correntes, e outras variáveis inerentes a pescaria).

Pincho, Popper
Pincho / Arremesso

Pesca onde a lancha se posiciona próximo as estruturas, para que o pescador arremesse suas iscas  na direção de onde os peixes estiverem atacando. Nesta modalidade captura-se Xaréus, Atuns, Sororocas, Cavalas, Olhos de boi e outros peixes que se alimentam na superfície e meia água.

O equipamentos ideais para esta pescaria são:

- Varas com comprimento de 7 ou 6,6 pés e resistência entre 20 a 40 lb. Para iscas de 10 a 50 g. 

- Molinete ou  carretilha com tamanho que comporte ao menos 200 m de linha multifilamento 30 lb.

- Líder de fluorcarbon 50lb ou linha 0,60 mm transparente de boa qualidade ( de preferência com revestimento de fluorcarbon).

 

- Iscas:  Meia água e superfície de 10 e 16 cm. 

Currico
Corrico/Trolling

Uma modalidade das mais antigas onde o barco navega a uma determinada velocidade arrastando uma ou mais iscas. Ela tem a vantagem de explorar locais novos, pelo fato de  conseguir cobrir grandes áreas, fazendo ainda, com que o trajeto até os pontos de pesca fiquem mais divertidos, já que durante a navegação já  é possível capturar grandes exemplares.

O equipamentos ideais para esta pescaria são:

- Varas reforçadas com ação moderada a rápida. com comprimento de 7 ou 6,6 pés e resistência entre 30 a 50 lb. 

- Molinete ou  carretilha com tamanho que comporte ao menos 300 m de linha multifilamento 50 lb.

 

- Líder de fluorcarbon 50 a 80lb ou linha 0,60 a 0,80 mm transparente de boa qualidade ( de preferência com revestimento de fluorcarbon).

 

- Iscas:  Meia água de barbela longa 10 e 16 cm. 

Isca viva
Isca viva / Live bait

Uma modalidade tradicional onde o barco roda sobre algum ponto de pesca e o pescador desce uma ou mais iscas vivas na água até a profundidade desejada. Ela tem a vantagem de não ser cansativa como as outras modalidades (ACREDITE, que após  1 ou 2 peixes grandes, o pescador cansa MUITO) , além de ser muito atrativa para os peixes em um dia que estes estejam manhosos.

Os equipamentos ideais para esta pescaria são:

- Varas de 40 a 80 lb.

- carretilhas que comportem 300 m de multifilamento de 40 a 80 lb. 

- Molinete de tamanho 5000 a 6000, munido com ao menos 300 m de linha multifilamento 40 a 80 lb.

- Líder de Fluorcarbon 50 a 80 libras, com cerca de 2 m de comprimento.

- Chumbos de 150 g até 1kg, dependendo da profundidade em que se vai pescar.

- Iscas: Carapaus, bonitos, atuns e outros pequenos peixes vivos.

bottom of page